O Superhost: Reflexão sobre objetivos e resultados no Airbnb

Introdução

O status de Superhost é uma qualificação criada pelo Airbnb, concedida aos anfitriões que atendem a quatro critérios específicos, trazendo benefícios como um selo de qualidade nos anúncios e atendimento preferencial ao suporte. Porém, o Superhost pode se tornar uma ilusão para muitos anfitriões, e este artigo reflete sobre as expectativas em torno desse status e a importância de focar em resultados e faturamento no mercado de hospedagem.

O Fascínio pelo Status de Superhost

O status de Superhost se tornou um objetivo almejado por muitos anfitriões na plataforma Airbnb. É natural que tenhamos metas e desafios palpáveis, que nos recompensem com benefícios ao serem alcançados. O Airbnb soube aproveitar essa motivação, resultando em anfitriões dedicados a conquistar esse selo de reconhecimento.

No entanto, é importante questionar se o Superhost deveria ser o único ou principal objetivo dos anunciantes. Será que os verdadeiros objetivos dos anfitriões não deveriam estar voltados para resultados financeiros, faturamento, portfolio de acomodações e reservas, em vez de um status criado por uma empresa?

A Ilusão do Superhost

Muitos anfitriões se sentem realizados ao se tornarem Superhosts, como se tivessem completado um jogo de videogame. No entanto, isso pode ser uma ilusão, uma vez que o foco em alcançar o status pode desviar a atenção de fatores realmente importantes para o sucesso na hospedagem.

Experiências no Mercado de Hospedagem

Curiosamente, os maiores players do mercado de hospedagem, gestores de acomodações de referência no país, não necessariamente possuem o selo de Superhost. Isso pode parecer contraditório com a ênfase que muitos anfitriões dão a esse status. Afinal, o sucesso e o faturamento das acomodações não são definidos exclusivamente pelo selo de qualificação.

A Vida Além do Superhost

É fundamental refletir sobre a vida além do Superhost e entender que essa qualificação não é obrigatória ou essencial para o sucesso no mercado de hospedagem. Embora seja uma conquista louvável, ela não define o verdadeiro resultado e potencial de uma acomodação por temporada.

Conclusão

O status de Superhost pode ser uma motivação para muitos anfitriões, mas é essencial não deixar que essa busca desvie a atenção dos reais objetivos na hospedagem. Focar em resultados financeiros, faturamento, satisfação dos hóspedes e desenvolvimento do portfólio são elementos mais significativos para garantir uma trajetória bem-sucedida no mercado de hospedagem.

Este texto foi escrito por um Superhost 27 vezes consecutivas, e isso apenas reforça a importância de não se prender somente ao selo de qualificação, mas sim direcionar os esforços para uma hospedagem bem-sucedida e lucrativa.

Gostou da reflexão? Convido você a me seguir no Instagram Mi Casa Su Casa, onde podemos continuar essa discussão sobre o Superhost e outros aspectos relevantes no mundo da hospedagem.

Henrique Soares

Sou fundador do MiCasaSuCasa, e atuo desde 2016 no ramo de hospedagem, em acomodações que vão desde uma kitnet até uma mansão em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Atualmente ajudo centenas de anfitriões, administradores de acomodações e gestores de meios de hospedagem, como pousadas, a aumentarem o seu faturamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *