O que nunca te contaram sobre cancelamento de reserva

✅ “Parabéns, você acabou de receber uma reserva!”

Essa notificação certamente é uma das preferidas dos anfitriões e gestores de hospedagem, não é mesmo?!

Se tudo correr bem, a reserva fluir como deve ser, sem imprevistos e de preferência deixando aquela avaliação 5 estrelas, está tudo ótimo…

Mas, sabemos bem que nem tudo são flores e quando menos esperamos a reserva pode ser cancelada!

E é claro que isso sempre nos deixa frustrado, pois criamos sim expectativas quando recebemos uma reserva (pelo menos eu sou assim, e você?).

Cancelar uma reserva faz parte do jogo, nós mesmo quantas vezes não cancelamos compromissos, viagens, planos ou o que quer que seja em nossas vidas, não é mesmo?!

Após alguns bons anos de estrada no mercado de hospedagem, parei para analisar os padrões de cancelamentos das reservas e cheguei a 3 conclusões sobre e que quero compartilhar aqui com você:

➡️ 1. Acontece com mais frequência na Booking. E não é por acaso!

maioria dos anfitriões de imóveis por temporada só anunciam no Airbnb. Alguns poucos (que provavelmente são os que têm mais resultado) também anunciam suas acomodações na Booking.

Não é difícil reparar que a taxa de cancelamento da Booking é (bem) maior do que a do Airbnb e isso desanima muitos administradores, afinal ninguém quer reservas canceladas não é mesmo?!

O motivo disso acontecer é que a própria plataforma da Booking estimula hóspedes e pessoas em geral que navegam em sua plataforma que reservem uma acomodação mesmo que desejem cancelar depois.

A Booking prefere que uma reserva seja realizada mesmo que a pessoa ainda não saiba se realmente vai precisar se hospedar, a plataforma estimula isso.

Na imagem acima eu envolvi de vermelho um exemplo de uma busca que fiz para te mostrar isso.  

A Booking poderia facilmente argumentar que faz isso pois trabalha com foco no cliente, querendo oferecer a melhor experiência e opções que atendam suas necessidades.

Errado não está, o problema é que somos nós, anfitriões e gestores de hospedagens, que ficamos no meio disso tudo.

Só não falo de mãos atadas porque existem sim recursos e configurações que podemos (e devemos) colocar nos anúncios para nos blindar de possíveis prejuízos por conta de cancelamento (no final desse post te explico como).

Meu conselho para aqueles que se incomodam com isso:

👉 Esse é o jogo da Booking. Quem aprende como trabalhar o anúncio nessa plataforma tira proveito (fatura alto com reserva), quem resiste sofre e paga o preço dos cancelamentos excessivos.

➡️ 2. Quanto mais alto o valor da reserva, menor a chance dela ser cancelada.

Imagine o seguinte cenário: Você quer comprar um carro.

O que você faria?🤔

Em vias de regra, a gente faz uma pesquisa da marca e modelo, analisa as opções, compara os preços e as características, pede opinião de amigos e parentes, vai atrás de quem tem aquele carro que você se interessa e por aí vai.

Ou seja, antes de comprar o carro, é extremamente provável que uma pessoa leve em consideração diferentes fatores. Não é uma compra realizada de forma aleatória, pagando pelo bem no mesmo dia que você decidiu que queria comprar o carro, não é mesmo?

E você pode estar se perguntando, por que estou te contando isso?

De uma forma geral, quando o hóspede está procurando uma acomodação, a lógica é similar.

Quando o valor da diária, ou melhor, da reserva em si é alto, como por exemplo R$5.000 ou mais, a tendência é que o hóspede analise diversas variáveis que vão desde avaliações, concorrentes, outras plataformas, preço da diária, políticas de cancelamento, consulta às demais pessoas do seu grupo e por aí vai.

Ou seja, quando o valor da estadia é alto, a tendência é dessa reserva ser cancelada é menor uma vez que o hóspede tomou a decisão de reservar com bastante embasamento uma vez que vários fatores foram considerados previamente, faz sentido?

Já nas acomodações com diárias menores, como por exemplo no valor de R$100, você concorda que a pessoa pode reservar sem se preocupar tanto com a eventualidade de precisar cancelar?!

Isso porque no pior dos cenários, se tiver que pagar algo, não será um prejuízo tão relevante assim.

Repito: Se tiver que pagar, já que muitas acomodações oferecem a opção de cancelamento gratuito.

➡️ 3. Quanto maior a antecedência, maior a chance de ser cancelada.

Por fim, um último padrão que identifiquei é a relação entre cancelamento e o tempo de antecedência que a reserva é realizada. Essa tendência é um mais fácil de enxergar do que a anterior.

Quando falamos de uma reserva existem diversas características que podemos analisar:

Duração da estadia, quantidade de hóspedes, canal de efetuação da reserva, tempo de antecedência para o check-in, valor da diária, período da reserva e valor da comissão paga (se for o caso).

Quando o assunto é cancelamento, eu consegui observar a relação entre o cancelamento com a antecedência da reserva, veja se não parece até lógico (para não dizer óbvio) a explicação 👇

Quando um hóspede faz a reserva para uma data futura ainda distante, por exemplo, daqui a 45 dias, esse tempo de diferença da efetuação da reserva para a efetiva data de check-in oferece um risco considerável de imprevistos ou mudanças de planos que podem acontecer.

Não são poucas as possibilidades. Até chegar o dia da viagem a pessoa pode adoecer, surgir um problema na família, mudar a previsão do tempo, ter o voo cancelado, aparecer novas demandas no trabalho, são inúmeras as possibilidades.

O que me leva a concluir que, quanto maior for a antecedência da reserva, são maiores as chances dela ser cancelada, não faz sentido?

👉Portanto o meu conselho para você é: Não crie expectativas se tiver reservas com bastante antecedência, combinado?

Até porque reserva com antecedência costuma ser um sinal de alerta que está cobrando uma diária abaixo do que poderia, mas isso é assunto para outro momento, estou apenas trazendo um conceito da estratégia de precificação da metodologia MiCasaSuCasa.

Só para fechar esse assunto, guarde com você a seguinte frase:

🗝️“Anfitriões pacientes faturam mais”

Por fim, se você tem interesse em saber mais sobre cancelamento de reservas, principalmente como é possível reduzi-los, clique aqui para assistir um videoaula gratuito onde eu explico com mais detalhes esse tema.

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma, até a próxima reflexão 🙋🏻‍♂️

Obs: me responde esse post dizendo se você gosta de receber esse tipo de conteúdo, está bem? É importante eu saber isso para decidir se continuo com o envio das reflexões ou se paro.

Forte abraço,
Henrique Mi Casa Su Casa

Henrique Soares

Sou fundador do MiCasaSuCasa, e atuo desde 2016 no ramo de hospedagem, em acomodações que vão desde uma kitnet até uma mansão em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Atualmente ajudo centenas de anfitriões, administradores de acomodações e gestores de meios de hospedagem, como pousadas, a aumentarem o seu faturamento.

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