O efeito da Precificação irresponsável nos Aluguéis por Temporada

Como a precificação irresponsável e a falta de estratégia estão afetando o sucesso dos aluguéis por temporada

Até parece mentira, mas pode acreditar, realmente acontece (aposto que mais do que você imagina)! Anfitriões de aluguéis por temporada ou mesmo gestores de meios hospedagens, sem saber o que fazer para conseguir a bendita da reserva, tendo que baixar cada vez mais o valor da diária.

Não tem critério, não tem estratégia, não tem motivo. É na base do achismo, do desespero mesmo. Até então, tudo bem, todo anfitrião já passou por isso algum momento (enquanto alguns aprendem a precificar, outros continuam sofrendo para definir o preço a ser cobrado).

Só que é o seguinte: De tanto baixar a diária, aplicar descontos sem critérios e repetindo esse processo vicioso de tempos em tempos, chega no ponto que somente um sentimento é capaz de expressar o que o valor cobrado naquela diária representa:

VERGONHA.

O impacto da precificação irresponsável no sucesso dos aluguéis por temporada

Como dito no começo, pode (e eu concordo) parecer bizarro mas sim, já recebi relatos de anfitriões que sentem vergonha da diária cobrada em certas reservas. A pergunta que eu tenho vontade de fazer, nessas horas é: Você acha isso normal? Tá aí, seria de fato uma boa pergunta a se fazer. Acho que só não faço por acreditar que a resposta não seria muito diferente deles afirmando não gostar de ter que fazer isso, mas se não diminuírem a diária simplesmente não vão alugar.

É aquela história: A pessoa não gosta, faz porque acredita ser “obrigada” mas ao mesmo tempo não faz nenhum movimento para mudar essa realidade. Então muitos anfitriões ficam nessa situação, se contentando com pouco. E olha que é só o relato de um problema em específico (sinceramente espero que não seja com você), o de cobrar diárias baratas.

O desperdício de potencial de faturamento em aluguéis por temporada

Agora é o seguinte, o pior é que ainda não chegou na pior parte. Sabe aquela história de que nada é tão ruim que não possa piorar? (quando eu era criança e ouvia essa frase nos desenhos animados que assistia, começava a chover nessa hora 😂😂😂).

Pois bem, aperta meu coração quando vejo isso acontecendo com anfitriões que administram acomodações com potencial para aluguel de temporada. Acomodações que valem centenas de milhares, quando não chegam a milhões de reais mesmo. Não consigo palavra melhor do que desperdício quando um imóvel desses cobra diárias de dar vergonha.

Por lógica, se um imóvel tem potencial mas não está dando resultado, rendendo todo o seu potencial de faturamento, aonde está o problema? Só pode estar em quem administra ele.

👉 Por exemplo, do que adianta a acomodação mais equipada, decorada, mobiliada e melhor localizada da região ou da cidade se ela só aparece na quinta página de pesquisa do Airbnb?

Inclusive, se esse é assunto te interessa, gravei uma videoaula gratuita onde explico como é possível faturar alto mesmo com imóveis mais simples:

Antes de me despedir, se você quer mais conteúdos gratuitos sobre como explorar a máxima rentabilidade de um imóvel ou como aumentar o faturamento de uma acomodação ou hospedagem, te convido a se inscrever no meu canal do YouTube clicando aqui. Toda semana subo vídeos novos lá.

Henrique Soares

Sou fundador do MiCasaSuCasa, e atuo desde 2016 no ramo de hospedagem, em acomodações que vão desde uma kitnet até uma mansão em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Atualmente ajudo centenas de anfitriões, administradores de acomodações e gestores de meios de hospedagem, como pousadas, a aumentarem o seu faturamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *