Como lidar com a sazonalidade e faturar todos os meses do ano

“Só dá para ganhar dinheiro de verdade, faturar alto com aluguel de temporada na alta temporada ou em feriados

Sou capaz de apostar que não é a primeira vez que você pensa ou escuta essa frase.

🤔Acertei na minha aposta ou estou enganado?

Falo isso pois não só já recebi vários comentários desse tipo, como ainda recebo de anfitriões e interessados no mercado de hospedagem.

E sendo bem sincero com você: eu entendo esse tipo de crença vir de quem não está familiarizado com o negócio.

Afinal de contas, o que as pessoas enxergam, de uma forma geral, são as grandes movimentações que de fato ocorrem em períodos específicos, como o verão, por exemplo.

Agora, quando uma crença dessa vem de um anfitrião ou gestor de hospedagem, aí sim é um sinal de alerta.⚠️

Quando falo sobre sinal de alerta, nesse caso, é porque existe alguma coisa que não está “nos eixos” e ao invés de resolver o problema na raiz, muitos anfitriões acabam responsabilizando fatores que não estão sob seu controle pelos resultados que eles não conseguiram alcançar, explico abaixo 👇

Vamos pensar no sintoma mais provável, na dor aparente de um gestor de hospedagem que acredita que só dá para faturar em alguns períodos do ano.

Bom, se ele acredita nisso as chances são que a acomodação que ele administra não fatura quanto poderia ou quanto ele gostaria, mas não para por aí, vou além…

Muito provavelmente, em alguns meses, a conta simplesmente não fecha, ou seja, o que ele ganha com as reservas mal paga, quando paga, as despesas fixas e as horas de trabalho do anfitrião na hospedagem.

E são nesses momentos que buscamos as respostas para as questões que aparecem ali, no topo do iceberg.

Por que a conta não fecha em alguns meses? Afinal, pagar para trabalhar não é nada normal, concorda comigo?

Para ajudar a esclarecer essa questão de uma vez por todas, para que esse tipo de crença não chegue nem próximo da sua cabeça, vamos sair um pouco do mercado de hospedagem…

Pois eu acredito que quando saímos da nuvem que nos paira, fica mais fácil de enxergar as verdadeiras razões para tal.

👉Pensa só, por exemplo, em uma loja que vende chocolate.

Me responde você agora:

Você acredita que essa loja depende de certos períodos como Páscoa, Natal, dia das mães e dia dos namorados para lucrar ou você acha que a loja fatura todos os meses e nesses períodos ela ganha ainda mais dinheiro? 🤔

Sou capaz de apostar que elas faturam todos os meses e que não dependem desses períodos com muita procura para sobreviver, mas já que é possível ter picos de faturamento, melhor ainda! Concorda?

O que está por trás aqui é que negócios como o varejo e turismo tem a forte característica da sazonalidade.

👉O que separa as crianças dos adultos são as pessoas que sabem tirar proveito da sazonalidade a favor de seu negócio, ao invés de culpá-la por seu baixo resultado.

Diga-se de passagem, aproveitando a oportunidade, a estratégia de precificação da Metodologia MiCasaSuCasa é baseada na sazonalidade, ou seja, o valor da diária acompanha a oscilação de demanda por reservas, desde períodos mais longos como meses que compõem uma temporada até cada dia da semana.

Se ficou um pouco confuso para você, o que está por trás é o clichê da oferta e da procura:

O preço da diária aumenta com a alta da procura e diminui com pouca demanda.

Fechando os parênteses da precificação e voltando ao tema central, o mesmo paralelo que sugeri para a loja de chocolate pode ser aplicado dentro do próprio mercado de hospedagem: hotéis e pousadas.

Acompanha o meu raciocínio:

Se na região do imóvel que você administra por temporada tem um hotel ou uma pousada, você acha que esses empreendimentos dependem das poucas datas do ano com muita procura para lucrar?

Ou, se você tivesse que apostar, apostaria que esses meios de hospedagem faturam mesmo nos meses com menos demanda? E quando chega a alta temporada eles arrebentam no faturamento. Faz sentido?

Agora, o grande X da questão é, se essas acomodações conseguem, por que a sua não?!

Olha só que boa notícia, está em suas mãos fazer com que o seu imóvel pare de só dar trabalho e se torne uma nova renda, sem ficar dependendo de data “A” ou mês “B”.

A grande notícia é que sim, é possível faturar todos os meses do ano.

As lojas de chocolate nos mostram isso.

Os hotéis e pousadas também.

Aliás, vou encerrando a reflexão de sexta com uma lição que eu gosto 👇

🗝️ Anfitrião ou gestor de hospedagem bom mesmo é aquele que consegue reservas na baixa temporada.

Afinal de contas, conseguir reservas na alta temporada qualquer um consegue, não é mesmo?! 😉

Se você não deseja parar por aqui e quer se aprofundar em como conseguir reservas na baixa temporada, basta clicar aqui para acessar o vídeo que eu trato com mais detalhes sobre esse assunto.

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Até a próxima reflexão, de sexta!

Henrique Soares

Sou fundador do MiCasaSuCasa, e atuo desde 2016 no ramo de hospedagem, em acomodações que vão desde uma kitnet até uma mansão em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Atualmente ajudo centenas de anfitriões, administradores de acomodações e gestores de meios de hospedagem, como pousadas, a aumentarem o seu faturamento.

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