3 etapas para alavancar reservas na Booking

O Tabu sobre as reservas na Booking

O tema de hoje é praticamente um tabu para a maior parte dos anfitriões: reservas na Booking.

Vou compartilhar com você uma dúvida que recebi quando abri uma caixinha de perguntas no Instagram. E, claro, te ajudar a desvendar o que está por trás desta plataforma.

Quais são os pontos chaves para ter sucesso na booking?

Confesso que quando recebo perguntas desse tipo tenho receio sobre a expectativa da pessoa. Será que ela quer receber uma resposta que vai resolver o problema da noite por dia?

Lamento informar, mas não existe fórmula mágica, receita de bolo e nada disso.

Se assim como eu, você acredita que resultados expressivos vêm com o médio/longo vou te ajudar de duas formas. Primeiro com os 3 passos que considero fundamentais para alavancar na Booking e a outra forma é mais profunda, já vou te explicar como.

 

O jogo da plataforma

O passo número 1 é o que eu chamo de “jogo da plataforma”. A Booking é uma empresa com um forte DNA em negócios. È extremamente focada em crescer a cada ano e entregar resultado cada vez maiores para seus acionistas. Para isso, está constantemente atualizando configurações da sua plataforma e lançando novas funcionalidades.

Portanto, se você quer converter reservas e faturar alto nessa plataforma, recomendo que jogue o jogo da Booking. Faz parte do jogo da Booking o anúncio da sua hospedagem aderir ações de incentivo, campanhas, promoções e ofertas da plataforma, dentre outras opções.

São essas hospedagens que a Booking considera como parceiras e consequentemente dá mais projeção e destaque ao anúncio, porém aqui você precisa ter um grande cuidado: Atenção com o acúmulo de desconto daquilo que você aderir. Inclusive recomendo aos meus alunos que cobrem uma diária mais alta do que estão acostumados a praticar para não serem pegos de surpresa com o valor final da reserva. É o que eu chamo de compensação, muitos anfitriões e gestores de hospedagens cobram uma diária muito maior e isso acaba com a competitividade de suas acomodações na plataforma. Mais um erro clássico com reservas na Booking.

 

Reservas geram reservas na Booking

O segundo ponto é o que eu gosto de chamar de “reserva gera reserva”.

Voltando ao assunto que resultados mais expressivos vem com o médio/longo prazo, se você deseja que a Booking se torne um grande canal de reservas para a sua hospedagem, vou te dizer exatamente o que fazer.

Nas primeiras cinco, dez, vinte reservas, não foque no valor que você irá receber. As primeiras reservas são para a plataforma, ou melhor, para o algoritmo entender que sua hospedagem ou imóvel por temporada é bom e que os hóspedes saem satisfeitos de lá. Outro ponto: Não deixe as avaliações dessas reservas passarem em branco pois isso acelera seus resultados na plataforma e o anúncio fica mais atrativo.

Importante você saber disso, uma reserva tem pelo menos 3 impactos: faturamento, algoritmo e avaliações. Mas isso é tema para outro e-mail (me responde esse e-mail dizendo se você gostaria de ler sobre esse assunto).

É o que eu falo: Abrir mão do curto prazo para colher os melhores frutos no médio/longo. afinal de contas toda árvore começa do tamanho de uma semente que cabe na palma da sua mão.

Restrições

O terceiro e último ponto é sobre o que eu chamo de restrições.

Restrições são apenas uma das várias configurações de um anúncio que só dependem da gente (podemos atualizá-las quando quisermos) e tem um grande impacto na performance de nossas acomodações nas plataformas. Títulos, fotos, disponibilização de calendários, regras, políticas de cancelamento, preço e descrição são outros exemplos de configurações.

Quanto mais restrição você coloca no anúncio, menos visibilidade ele tem, portanto menos possibilidade de conseguir reserva e por aí vai. Se você não consegue converter reservas, o algoritmo da plataforma entende que seu anúncio não é bom. Com isso, cada vez mais vai tirando a visibilidade dele o que vai tornando sua vida cada vez mais difícil.

Se antes eu falei que “reserva gera reserva”, aqui a grande lição é que não conseguir reservas gera estagnação, seu anúncio entra em um ciclo vicioso e vai caindo de página em página na plataforma, até torná-lo um anúncio fantasma.

Existem pelo menos quatro restrições, mas uma que atrapalha muito anfitriões e gestores de hospedagem a engrenarem na Booking é a quantidade mínima de diárias aceitas. A grande sacada aqui é aceitar poucas diárias, mas cobrando valores maiores nesses casos, imagina o hóspede pagar o mesmo valor que pagaria em três diárias mas ficando hospedado somente duas (sem que ele saiba disso), que tal?

Isso não só é possível como tem nome: Planos de tarifas. É o quarto pilar da estratégia de precificação, mas não é o momento de falar sobre ele (nessa publicação do Instagram do MiCasaSuCasa te explico na prática como montar um plano de tarifa).

Como prometido, agora é o momento que consigo te ajudar de forma mais profunda sobre esse assunto, caso esse assunto seja do seu interesse. Abaixo vou disponibilizar dois vídeos gratuitos que eu falo sobre a Booking:

 

Espero que tenha sido proveitoso para você, até a próxima!

Henrique Soares

Sou fundador do MiCasaSuCasa, e atuo desde 2016 no ramo de hospedagem, em acomodações que vão desde uma kitnet até uma mansão em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Atualmente ajudo centenas de anfitriões, administradores de acomodações e gestores de meios de hospedagem, como pousadas, a aumentarem o seu faturamento.

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