O maior erro de anfitriões que administram imóveis por temporada

Você sabe qual a diferença do sábio para o gênio?

➡️ Sábio é aquele que aprende com os próprios erros.
➡️ O gênio é quem aprende com os erros dos outros.

A primeira vez que escutei isso foi nos tempos de ensino médio e nunca mais esqueci. O motivo é que enxerguei nessa resposta um significado muito valioso por trás.

Afinal de contas, o que um erro pode significar? 🤔

Um divórcio, um dígito a menos na conta, uma visita ao médico, um trauma, uma demissão, uma cicatriz. E por aí vai…

Mas por que estou trazendo esse assunto aqui?

Porque no ano de 2016, quando eu comecei a administrar meu primeiro imóvel por temporada, o que não faltou foram erros que, tempos depois, ficou claro que eu cometi.

É aquela velha história:

Quando nós somos o personagem de uma situação, é difícil fazer uma leitura para saber quais erros e acertos estamos cometendo.

Sabe aquele amigo que não está em um relacionamento saudável e ele é o único que não enxerga isso?! Pois é….

É duro confessar isso para você, hoje ao olhar tudo que aconteceu e as coisas que conquistei através do aluguel de temporada, mas eu por muito pouco não desisti das locações.

E o motivo era simples: Eu não tinha resultado, não conseguia fazer daquilo uma renda extra para mim e ainda tinha muito trabalho e responsabilidades.

O que eu não enxergava é que, o que eu chamei de motivos, era na verdade consequência dos erros que cometia naquela altura do campeonato.

Dentre eles, o que eu considero um dos mais graves, se não for o maior de todos era tentar reservas a qualquer custo.

E quando eu falo a qualquer custo, é quase literalmente mesmo: Perdi as contas de quantas reservas não se pagavam, mal davam conta de cobrir as despesas fixas.

E o pior: Eu insistia em diminuir o valor da diária, cobrava diárias baratas na expectativa de deixar minha acomodação mais atrativa para converter mais reservas e aquilo resolver os meus problemas, ou pelos menos parte deles.

Realidade: Nem um, nem outro.

O valor baixo que eu aplicava nas diárias atraia hóspedes que buscavam uma hospedagem por preço, bem distinto do público que realmente valorizava a estadia naquela minha acomodação.

Além disso, o faturamento não aumentava, pois, cobrar diárias baratas implica em reservas com valores menores, simples assim.

👉 Resumo, além de não resolver o problema, ainda me trazia novos.

O pior estava por vir. Diminuir a diária por desespero quando estava com períodos ociosos ia ter um preço muito caro para mim:

Desistir do aluguel de temporada e seguir na minha então infeliz carreira como consultor de uma empresa multinacional (ganhando um bom salário, diga-se de passagem).

A boa notícia é que eu segui em frente, consegui mudar o rumo do meu negócio e hoje estou aqui escrevendo esse conteúdo para você. Apesar do meu erro não ter me custado uma desistência daquela atividade, eu passei longos meses no zero a zero com alto nível de estresse. Verdade seja dita!

E olha, voltando ao começo desse artigo, apesar de não me considerar, nem de perto um sábio, posso afirmar que aprendi com meus próprios erros.

Já com relação a você, não sei afirmar se é ou não um(a) gênio(a). Mas assim como eu disse sobre o sábio, pode agir como tal. Sabe como?

🔑 Aprendendo com o erro dos outros, os meus erros.

 

E como você pode fazer isso?

Bem, no conteúdo que produzo na internet eu falo sobre a maioria deles e, principalmente, ensino como evitá-los, para ser mais assertivo.

Clicando aqui você pode ver todos os meus canais de conteúdo e escolher o que mais te agrada. Fechou?

Henrique Soares

Sou fundador do MiCasaSuCasa, e atuo desde 2016 no ramo de hospedagem, em acomodações que vão desde uma kitnet até uma mansão em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Atualmente ajudo centenas de anfitriões, administradores de acomodações e gestores de meios de hospedagem, como pousadas, a aumentarem o seu faturamento.

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